Folha do Interior
  • Home
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Segurança
  • Comportamento
  • País
  • Internacional
  • Expediente
  • Impresso
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Segurança
  • Comportamento
  • País
  • Internacional
  • Expediente
  • Impresso
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Banner
Folha do Interior
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Sem categoria Cidades

Barra do Piraí promove blitz educativa referente a poluição sonora de motocicletas

admin by admin
23 de maio de 2025
em Cidades
0
Barra do Piraí promove blitz educativa referente a poluição sonora de motocicletas
Share on FacebookShare on Twitter

Ação buscou conscientizar motoqueiros sobre os danos causados por escapamentos adulterados às pessoas com hipersensibilidade sensorial e aos animais

A Prefeitura de Barra do Piraí, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Ordem Pública, promoveu nesta quinta-feira, dia 22, nas proximidades da Praça Heitor Vale, no Centro, uma blitz educativa referente aos danos causados pelo barulho de motos com escapamento adulterado às pessoas com hipersensibilidade sensorial e aos animais.

A ideia partiu do vereador Luiz Felipe Ludi, autor da Lei Municipal Nº 3964, de 10 de abril de 2025, que proíbe a venda e comercialização de escapamentos adulterados para motocicletas e demais veículos automotores no território de Barra do Piraí.

“A poluição sonora causada pelo escapamento adulterado de motocicletas é uma reclamação de grande parte da população de Barra do Piraí. Como representante do povo, não poderia deixar de lutar pelo seu bem-estar”, disse o vereador.

A prática é uma infração de trânsito grave e pode configurar contravenção penal ou crime ambiental, dependendo das circunstâncias e dos danos causados. Pessoas hipersensoriais como idosos, bebês, portadores do Transtorno do Espectro Autista e Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade, além dos animais, são fortemente impactados por essa poluição sonora, que por sua vez pode desencadear crises sensoriais e de ansiedade, estresse acentuado, confusão mental, desorientação e outras consequências.

Com o apoio da Guarda Municipal e do Programa Segurança Presente, a secretaria organizou a ação da seguinte forma: os motoqueiros que passavam pela blitz, utilizando escapamento modificado ou não, eram abordados pela equipe.

Na abordagem, as motocicletas passaram por uma rápida vistoria para verificar se o escapamento havia sido adulterado. Após isso, os condutores foram instruídos pelos profissionais sobre os danos que essa poluição sonora poderia causar, e em seguida foram direcionados a uma experiência: foi proposto que eles colocassem um fone de ouvido no qual consigam escutar o som ampliado que a moto com o escapamento nessas condições causa em pessoas com hipersensibilidade sensorial e animais.

O secretário de Cidadania e Ordem Pública, Rômulo Massacesi, destacou que a população e os motociclistas abraçaram essa ideia.

“Essa é uma ação de conscientização muitíssimo importante e que teve um excelente retorno dos habitantes e dos próprios motociclistas. Ao proporcionarmos uma experiência educativa, buscamos instruir os condutores sobre essa situação que tanto incomoda nossa população”, declarou o secretário.

A ideia da secretaria e das forças de segurança responsáveis é, após esse primeiro momento, no qual estão sendo promovidas apenas atividades educativas, iniciar a fiscalização de maneira mais ostensiva, coibindo as infrações de trânsito com suas devidas penalidades.

Tags: Barra do PiraídestaquesMotocicletasOrdem PúblicaPoluição sonora
Anterior

Morre aos 81 anos o fotógrafo Sebastião Salgado

Próximo

Câmara de Volta Redonda discute com Sindpass melhorias no atendimento à população

admin

admin

Próximo
Câmara de Volta Redonda discute com Sindpass melhorias no atendimento à população

Câmara de Volta Redonda discute com Sindpass melhorias no atendimento à população

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas da Folha

  • Homem é condenado a mais de 20 anos de prisão por matar namorada em Volta Redonda

    Homem é condenado a mais de 20 anos de prisão por matar namorada em Volta Redonda

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Nova Serra das Araras completa dois anos de obras com mais de 65% de avanço

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Vídeo: Colisão entre carretas deixa feridos e interdita trecho da BR-393 em Barra do Piraí

    0 shares
    Share 0 Tweet 0

O Jornal Folha do Interior é uma publicação exclusiva da VRP Comunicação Integrada LTDA e veicula notícias da Região Sul Fluminense, de todo Estado do Rio, do País e do Mundo. O jornal foi fundado em maio de 2003.

Categorias

  • Ação Social
  • Acidente
  • Agronegócio
  • Alerj
  • Alerta de Chuvas
  • Artigo/Opinião
  • Campeonato Brasileiro 2023
  • Carnaval
  • Ciência
  • Comportamento
  • Concurso Público
  • Cultura
  • Direito do Cidadão
  • Economia
    • Comércio
    • Dinheiro
    • Impostos
    • Indústria
    • Mercado
    • Meu Emprego
    • Siderurgia
    • Turismo
  • Educação
  • Eleições 2022
  • Eleições 2024
  • Entretenimento
    • Artesanato
    • Cinema
    • Diversão
    • Gastronomia
    • Lazer
    • Música
    • Shows
    • Teatro
  • Esporte
    • Automobilismo
    • Ciclismo de Estrada
    • Copa do Mundo do Catar
    • Futebol
    • Mountain Bike
  • Estado do Rio
  • Falecimento
  • Geral
  • História
  • Homenagem
  • Interior Forte, Estado Forte
  • Internacional
  • Justiça
  • Legislação
  • Meteorologia
  • Negócios & Oportunidades
  • Operação Lei Seca
  • País
    • Cultura
    • Meio Ambiente
    • Política
    • Tecnologia
  • Pandemia Covid-19
  • PCD
  • PET
  • Polícia
  • Política
  • Previsão do Tempo
  • Rodovia
  • Saúde da Mulher
  • Saúde Pública
  • Segurança Pública
  • Sem categoria
    • Cidades
    • Saúde
  • Senado
  • Sindical
  • Trânsito
  • Transporte Público
  • Violência Contra a Mulher
como usar o bonus do 1win

Últimas Notícias

Adolescente é baleada em Valença

Adolescente é baleada em Valença

11 de abril de 2026
Katia Miki e Gustavo Tutuca anunciam Feira do Produtor Rural em Ipiabas

Katia Miki e Gustavo Tutuca anunciam Feira do Produtor Rural em Ipiabas

11 de abril de 2026
Lucky Jet

© 2019 Todos os direitos reservados

http://Salao.turismo.gov.br

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

© 2019 Todos os direitos reservados