Folha do Interior
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Banner
Folha do Interior
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home País Meio Ambiente

Curso de manejo de trilhas reúne equipes e voluntários no Parque Nacional do Itatiaia

Vinicius Ramos by Vinicius Ramos
4 de novembro de 2025
em Meio Ambiente
0
Curso de manejo de trilhas reúne equipes e voluntários no Parque Nacional do Itatiaia
Share on FacebookShare on Twitter

Capacitação do ICMBio oferece condições para que os participantes planejem e mantenham trilhas de forma sustentável, considerando as características do terreno e o perfil do público visitante

O Parque Nacional do Itatiaia (PNI) sediou entre os dias 27 e 31 de outubro o “Curso de Planejamento e Manutenção de Trilhas Sustentáveis”, promovido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A capacitação faz parte do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP 2025) do órgão e foi conduzida por instrutores do próprio Parque e do ICMBio Mantiqueira, reunindo brigadistas, equipes de trilha e voluntários, além de representantes do Parque Estadual da Pedra Selada, Parque Estadual da Serra do Papagaio, do ICMBio Mantiqueira e do Mosaico da Mantiqueira.

Com aulas teóricas realizadas no espaço Ecoartes e atividades práticas desenvolvidas nas trilhas da parte alta e da parte baixa do Parque, o curso teve como objetivo transmitir noções básicas de manejo e oferecer condições para que os participantes planejem e mantenham trilhas de forma sustentável, considerando as características do terreno e o perfil do público visitante.

Durante a capacitação, foram trabalhadas técnicas de drenagem, construção de degraus, controle de erosão e manutenção preventiva, com foco na segurança, conservação ambiental e experiência do visitante. Os instrutores foram Patrícia Greco, do ICMBio Mantiqueira e Gustavo Tomzhinski, Luiz Coslope e Pheterson Godinho, do PNI.

PNI como uma das referências nacionais em manejo de trilhas

O Parque Nacional do Itatiaia conta atualmente com cerca de 130 km de trilhas manejadas, planejadas com diferentes objetivos e níveis de dificuldade. O Parque conta com duas equipes experientes em manejo de trilhas — uma na parte baixa e outra na parte alta —, reconhecidas nacionalmente pela qualidade do trabalho e por prestarem apoio técnico a diversas outras unidades de conservação em todo o país. As equipes são mantidas a partir do Acordo de Cooperação com a ELETROBRAS (atual Axia Energia)

“Manejo de trilhas é uma engenharia de pés descalços, é uma obra de arte, onde fazemos uma escultura, uma modelagem, com harmonia com a natureza e com a fauna” Pheterson Godinho, artífice de trilhas, instrutor e supervisor da equipe de trilhas da parte baixa do PNI, com mais de 20 anos de experiência.

“As trilhas são um atrativo por si só e o seu manejo adequado proporciona uma melhor e mais variada experiência ao visitante, além de minimizar os impactos no parque” – Analista Ambiental Gustavo Tomzhinski.

“Esse curso reforça o compromisso do ICMBio com a capacitação contínua das equipes e com o intercâmbio de experiências entre as unidades de conservação da Mantiqueira. O manejo adequado das trilhas é fundamental para garantir a segurança dos visitantes e a conservação dos ecossistemas do Parque Nacional do Itatiaia.” — Felipe Cruz Mendonça, Gestor do PNI.

A capacitação integra as ações permanentes do ICMBio voltadas à formação e valorização das equipes de manejo, contribuindo para a melhoria contínua da infraestrutura de visitação e para o fortalecimento da cooperação entre unidades de conservação da Serra da Mantiqueira

Tags: cursodestaquesICMSItatiaiaManejo de trilhasParque Nacional do ItatiaiaPNI
Anterior

Barra do Piraí realiza “Caminhada Barra–Ipiabas 2025” com percurso de 12 km

Próximo

Vídeo: Adolescentes são apreendidos após roubo de celular no Centro de Barra Mansa

Vinicius Ramos

Vinicius Ramos

Próximo
Vídeo: Adolescentes são apreendidos após roubo de celular no Centro de Barra Mansa

Vídeo: Adolescentes são apreendidos após roubo de celular no Centro de Barra Mansa

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas da Folha

  • Sem concessionária, Prefeitura de Barra do Piraí auxilia na liberação da BR-393 após acidente fatal

    Sem concessionária, Prefeitura de Barra do Piraí auxilia na liberação da BR-393 após acidente fatal

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Ataque a tiros mata jovem de 26 anos em Barra Mansa

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Tragédia na BR-393: família que morreu seguia de Juiz de Fora para Costa Verde

    0 shares
    Share 0 Tweet 0

O Jornal Folha do Interior é uma publicação exclusiva da VRP Comunicação Integrada LTDA e veicula notícias da Região Sul Fluminense, de todo Estado do Rio, do País e do Mundo. O jornal foi fundado em maio de 2003.

Categorias

  • Ação Social
  • Acidente
  • Agronegócio
  • Alerj
  • Alerta de Chuvas
  • Artigo/Opinião
  • Carnaval
  • Cidades
  • Comportamento
  • Concurso Público
  • Copa do Mundo 2026
  • Cultura
  • Direito do Cidadão
  • Economia
    • Comércio
    • Dinheiro
    • Impostos
    • Indústria
    • Mercado
    • Meu Emprego
    • Turismo
  • Educação
  • Eleições 2022
  • Eleições 2024
  • Eleições 2026
  • Entretenimento
    • Cinema
    • Diversão
    • Gastronomia
    • Lazer
    • Música
    • Shows
    • Teatro
  • Esporte
    • Automobilismo
    • Ciclismo de Estrada
    • Copa do Mundo do Catar
    • Futebol
    • Mountain Bike
  • Estado do Rio
  • Geral
  • Homenagem
  • Interior Forte, Estado Forte
  • Internacional
  • Justiça
  • Legislação
  • Meteorologia
  • Negócios & Oportunidades
  • Operação Lei Seca
  • País
    • Cultura
    • Meio Ambiente
    • Política
    • Tecnologia
  • Pandemia Covid-19
  • PCD
  • PET
  • Polícia
  • Política
  • Previsão do Tempo
  • Rodovia
  • Saúde da Mulher
  • Saúde Pública
  • Segurança Pública
  • Sem categoria
    • Cidades
    • Saúde
  • Sindical
  • Trânsito
  • Transporte Público
  • Violência Contra a Mulher
Política de Privacidade

Últimas Notícias

Furlani assina ordem de serviço para retomada da Clínica da Família do Boa Sorte

Furlani assina ordem de serviço para retomada da Clínica da Família do Boa Sorte

16 de outubro de 2026
Leis e projetos da Alerj buscam reduzir desperdício de alimentos e combater a fome

Leis e projetos da Alerj buscam reduzir desperdício de alimentos e combater a fome

16 de outubro de 2026

© 2026 Todos os direitos reservados

http://Salao.turismo.gov.br

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

© 2026 Todos os direitos reservados