Por Márcio Lemos.
Quantas vezes você já ouviu falar sobre Inteligência Artificial nos últimos meses? Acredito que várias, afinal, é um dos assuntos do momento. O termo foi reduzido pra “IA”, e é comum você passar por algum vídeo, navegando nas redes sociais, que começa com alguém dizendo, “essa IA vai mudar sua vida”. Isso porque, de fato, as IA’s ajudam e muito a solucionar problemas e resolver tarefas. Além disso várias estão disponíveis de forma gratuita na internet. De aplicativos de mensagens instantâneas a assistentes virtuais, a IA está se tornando cada vez mais presente em nossas vidas, transformando a maneira como nos conectamos e interagimos uns com os outros.
A mais popular do momento é o Chat GPT. Um inteligência que faz desde textos simples até artigos mais complexos. É difícil saber se, por exemplo, esse texto foi escrito por uma Inteligência Artificial ou por uma pessoa. Muita gente já está se perguntando se elas vieram para substituir as pessoas em postos de trabalho. Como estudioso das tecnologias sempre digo: apesar de inteligentes e incríveis, as ferramentas precisam de um comando, dado por uma pessoa, que depois também válida a resposta final.
Essa onipresença da IA na comunicação, por exemplo, tem sido impulsionada por avanços tecnológicos significativos. Algoritmos de aprendizado de máquina são capazes de analisar grandes volumes de dados em tempo real, identificando tendências, padrões e até mesmo sentimentos nas conversas online. Essa capacidade de processamento rápido e análise de informações permite que os governos e as instituições públicas tomem decisões mais informadas e ágeis, respondendo de forma mais eficiente às necessidades da população.
Um exemplo é a implementação de chatbots em diversos setores da administração pública. Esses assistentes virtuais inteligentes têm a capacidade de interagir com os cidadãos, fornecendo informações e resolvendo problemas com eficiência. Através de algoritmos avançados de processamento de linguagem natural, esses chatbots são capazes de entender e responder às perguntas dos usuários de maneira rápida e precisa, reduzindo a necessidade de atendimento telefônico e economizando tempo e recursos.
Além disso, a IA também tem desempenhado um papel importante na disseminação de informações e no combate à desinformação. Algoritmos de recomendação alimentam as redes sociais e os mecanismos de busca, direcionando o conteúdo mais relevante para cada usuário. Embora essa personalização tenha seus riscos, como a criação de “bolhas de informação”, também possibilita que notícias e informações importantes cheguem a um público mais amplo, aumentando a transparência e o acesso à informação.
A inteligência artificial está mudando a forma como nos comunicamos e como a comunicação pública é realizada. Seja na melhoria da eficiência dos serviços governamentais ou na disseminação de informações relevantes, a IA tem potencial para melhorar a vida dos cidadãos.
Márcio Lemos é publicitário e especialista em Marketing e Análise Política