Folha do Interior
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Banner
Folha do Interior
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Economia Turismo

Pesquisa da PUC aponta potencial do lúpulo e turismo cervejeiro para impulsionar destinos fluminenses

Redação Folha do Interior by Redação Folha do Interior
15 de junho de 2026
em Turismo
0
Pesquisa da PUC aponta potencial do lúpulo e  turismo cervejeiro para impulsionar destinos fluminenses
Share on FacebookShare on Twitter

Pesquisa de mestrado mostra como atividades produtivas podem gerar novos atrativos e fortalecer destinos turísticos

O turismo fluminense ganha uma nova contribuição acadêmica voltada à compreensão do território, da produção local e das experiências turísticas como vetores de desenvolvimento. O jornalista, gestor público e agora mestre em Geografia pela PUC-Rio, Pablo Kling, foi aprovado em sua defesa de dissertação com o trabalho “Entre lúpulos e paisagens: as plantações de lúpulo e o turismo cervejeiro em Petrópolis”. A pesquisa foi desenvolvida sob orientação do professor Glaucio José Marafon e analisou como o cultivo de lúpulo pode contribuir para a transformação da paisagem rural e para o fortalecimento do turismo cervejeiro em Petrópolis.

Mais do que um estudo sobre uma cultura agrícola emergente, a dissertação propõe uma leitura estratégica sobre o papel do turismo na valorização dos territórios. A partir do caso de Petrópolis, o trabalho mostra como a produção local, quando integrada à paisagem, à cultura, à gastronomia, à economia da experiência e à governança, pode gerar novos atrativos, ampliar roteiros, fortalecer destinos e criar oportunidades para produtores, empreendedores, cervejarias, meios de hospedagem, guias, agências, restaurantes e demais segmentos do trade.

A pesquisa dialoga diretamente com desafios presentes em diferentes regiões do estado do Rio de Janeiro: diversificar a oferta turística, reduzir a dependência de modelos tradicionais de visitação, integrar áreas urbanas e rurais, valorizar identidades locais e transformar vocações produtivas em produtos turísticos qualificados. Nesse sentido, o estudo ultrapassa os limites de Petrópolis e oferece reflexões úteis para destinos que buscam fortalecer o turismo rural, o turismo gastronômico, o turismo de experiência e os circuitos produtivos associados à visitação.

A trajetória profissional de Pablo Kling reforça a conexão entre teoria e prática. Ex-secretário de Turismo de Petrópolis e ex-vice-presidente da TurisRio, ele foi responsável pela implantação do Programa de Turismo Rural no estado do Rio de Janeiro durante a gestão de Gustavo Tutuca na Secretaria de Estado de Turismo. Essa experiência aparece no trabalho como parte de uma leitura mais ampla sobre o turismo como política pública, instrumento de desenvolvimento territorial e estratégia de fortalecimento econômico para os municípios fluminenses.

Segundo Pablo Kling, a pesquisa nasce do encontro entre vivência profissional, gestão pública e investigação acadêmica.

“Esse trabalho representa uma síntese da minha trajetória no turismo. Ao estudar o lúpulo e o turismo cervejeiro, busquei compreender como uma atividade produtiva pode transformar a paisagem, criar novas experiências para o visitante e fortalecer o desenvolvimento territorial. O turismo precisa ser pensado como política pública, como estratégia econômica e como forma de valorizar aquilo que cada território tem de mais singular”, afirmou.

A dissertação também contribui para o debate sobre turismo rural, economia da experiência, circuitos curtos de produção, governança, integração entre campo e cidade e desenvolvimento local. Ao analisar a relação entre as plantações de lúpulo, as microcervejarias e o potencial turístico de Petrópolis, o estudo aponta caminhos para a criação de roteiros e experiências capazes de ampliar a permanência do visitante, qualificar a oferta turística e gerar novas conexões entre produção, cultura e mercado.

Com a aprovação no mestrado, Pablo Kling consolida uma trajetória que reúne comunicação, gestão pública, pesquisa acadêmica e atuação direta na formulação de políticas para o turismo. Atual secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Rio das Ostras, ele passa a reforçar sua posição como uma das vozes técnicas do setor na defesa de um turismo mais integrado, planejado e conectado às vocações dos territórios fluminenses.

A pesquisa reafirma uma visão cada vez mais necessária ao trade turístico: os destinos não se fortalecem apenas pela promoção, mas pela capacidade de transformar identidade, paisagem, produção local e experiência em desenvolvimento. Nesse caminho, o turismo cervejeiro e o cultivo de lúpulo em Petrópolis surgem como exemplo de como inovação, território e governança podem ampliar as possibilidades do turismo no estado do Rio de Janeiro.

Tags: destaquesDestinos FluminenseTurismoTurismo cervejeiro
Anterior

Programa da Prefeitura de Volta Redonda fortalece saúde e laços familiares na terceira idade

Próximo

Dupla é presa por tráfico de drogas e posse de arma em Paraty

Redação Folha do Interior

Redação Folha do Interior

Próximo
Dupla é presa por tráfico de drogas e posse de arma em Paraty

Dupla é presa por tráfico de drogas e posse de arma em Paraty

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas da Folha

  • Katia Miki anuncia reforma de espaços de lazer no Belvedere

    Katia Miki anuncia reforma de espaços de lazer no Belvedere

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • CSN reúne 43 empresas em seminário sobre tecnologia e inovação na siderurgia em Volta Redonda

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Instituto Cultural Beleza Negra inaugura sede no Centro de Barra do Piraí

    0 shares
    Share 0 Tweet 0

O Jornal Folha do Interior é uma publicação exclusiva da VRP Comunicação Integrada LTDA e veicula notícias da Região Sul Fluminense, de todo Estado do Rio, do País e do Mundo. O jornal foi fundado em maio de 2003.

Categorias

  • Ação Social
  • Acidente
  • Agronegócio
  • Alerj
  • Alerta de Chuvas
  • Artigo/Opinião
  • Carnaval
  • Cidades
  • Comportamento
  • Concurso Público
  • Copa do Mundo 2026
  • Cultura
  • Direito do Cidadão
  • Economia
    • Comércio
    • Dinheiro
    • Impostos
    • Indústria
    • Mercado
    • Meu Emprego
    • Turismo
  • Educação
  • Eleições 2022
  • Eleições 2024
  • Eleições 2026
  • Entretenimento
    • Cinema
    • Diversão
    • Gastronomia
    • Lazer
    • Música
    • Shows
    • Teatro
  • Esporte
    • Automobilismo
    • Ciclismo de Estrada
    • Copa do Mundo do Catar
    • Futebol
    • Mountain Bike
  • Estado do Rio
  • Geral
  • Homenagem
  • Interior Forte, Estado Forte
  • Internacional
  • Justiça
  • Legislação
  • Meteorologia
  • Negócios & Oportunidades
  • Operação Lei Seca
  • País
    • Cultura
    • Meio Ambiente
    • Política
    • Tecnologia
  • Pandemia Covid-19
  • PCD
  • PET
  • Polícia
  • Política
  • Previsão do Tempo
  • Rodovia
  • Saúde da Mulher
  • Saúde Pública
  • Segurança Pública
  • Sem categoria
    • Cidades
    • Saúde
  • Sindical
  • Trânsito
  • Transporte Público
  • Violência Contra a Mulher
Política de Privacidade

Últimas Notícias

‘Maria Bonita na Cidade de Oz’ terá apresentações gratuitas em Resende e Barra Mansa

‘Maria Bonita na Cidade de Oz’ terá apresentações gratuitas em Resende e Barra Mansa

16 de setembro de 2026
OAB-RJ apoia operação contra golpe do falso advogado e faz alerta à população

OAB-RJ vai à Justiça para garantir funcionamento de 30% das agências da Caixa durante greve

16 de setembro de 2026

© 2026 Todos os direitos reservados

http://Salao.turismo.gov.br

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

© 2026 Todos os direitos reservados