Objetivos são o desenvolvimento de proatividade nos alunos, melhora no aprendizado de matérias da área de exatas e incentivo à inovação
A disciplina de robótica poderá ser incluída como conteúdo transversal do currículo escolar das instituições de ensino da rede pública estadual. A autorização consta no Projeto de Lei 1.295/23, de autoria do deputado Rosenverg Reis (MDB), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vota nesta terça-feira, dia 18, em primeira discussão. Caso receba emendas parlamentares, o texto sairá de pauta.
A robótica educacional é uma atividade prática que tem como principal objetivo auxiliar o aluno a construir o próprio conhecimento através da montagem de robôs ou máquinas. “A inclusão dessa disciplina aproxima os alunos das áreas da ciência e da tecnologia, fomentando a criatividade deles, bem como proporcionando um maior direcionamento para o trabalho em equipe”, declarou Rosenverg.
De acordo com a proposta os objetivos da inclusão da disciplina são o desenvolvimento de proatividade nos alunos, a melhora no aprendizado de matérias da área de exatas e o incentivo à inovação. O projeto também prevê a capacitação dos professores que serão responsáveis por ensinar aos alunos o conhecimento teórico e prático da robótica educacional.



















